Círio 2023: ICM recebe visita de Nossa Senhora de Nazaré
Servidores, estudantes e visitantes do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (ICM/UFPA) receberam a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O encontro de fé e esperança ocorreu na manhã desta segunda-feira, 2 de outubro. Na véspera da abertura oficial do Círio de Nazaré 2023, a visita emocionou quem pôde ficar bem pertinho da padroeira dos paraenses.
A servidora, Maria Assunção, que trabalha no Núcleo de Medicina Tropical (NMT), prédio vizinho ao ICM, espera que a visita se torne parte do calendário do Círio. “É muita emoção e muito carinho. É um momento muito emocionante. Espero que ela nos proteja e nos dê muita saúde, muito carinho - que estamos todos precisando. Ficar tão perto dela é uma benção. No Círio é mais difícil ficar assim perto dela, então é muito emocionante estar aqui”, garantiu.
De joelhos, a servidora Nilda Barata, que trabalha no Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor (PAPs) pediu proteção para quem sempre foi considerada parte da família. “Ele é madrinha dos meus filhos. Quando eles nasceram, eu os entreguei a ela. Toda vez que eles estão em apuros eu peço: ‘mãezinha, cuida deles para mim’. E eu estou agora com uma pessoa muito doente na minha família e estou pedindo que ela coloque essa pessoa no colo porque sei do amor incondicional que ela tem pelos filhos e o quanto ela é generosa, bondosa e soberana”.
As irmãs gêmeas Noemy e Sara Oliveira visitam quase diariamente a biblioteca do ICM e desta vez tiveram uma grata surpresa. “Ana passado caminhamos junto com ela, então, essa proximidade temos, mas é tanta fé que poder chegar tão perto dela numa visita é incrível”, garantiu Noemy. “Foi tudo inesperado também!”, completa Sara. “E tranquiliza muito nosso coração ter ela presente em nossas vidas”. As irmãs que tentam uma vaga para o curso de enfermagem garantem: “Ela [Nossa Senhora] está segurando nossa mão, assim, de pertinho [nesse vestibular]”.
TODOS OS ANOS? Não é a primeira vez que Nossa Senhora visita o prédio histórico que sedia o curso de Medicina da UFPA, mas fazia tempo que a Imagem Peregrina não adentrava o espaço que, agora, concentra as ações na área de Ciências Médicas. “Hoje é um dia marcante no ICM. Maria vem de encontro a necessidade de seus filhos. A mãe quer sempre estar perto dos seus filhos. Um dos nomes de nossa senhora é ‘Saúde dos Enfermos’ e não apenas dos enfermos fisicamente, mas mentalmente também. Ela vem trazer essa mensagem e dizer: 'Vocês não estão sós'. Maria é sinal de esperança para o povo de Deus. Maria é a Aurora de Esperança que precede o Sol de Justiça, que é Jesus. Ela é o alicerce da nossa fé, para que a gente possa servir a ele em áreas como a saúde, principalmente. Pessoas que, doentes, sofrem não só dores no corpo, mas também dores que vêm da nossa falta de amor ao próximo. Essa empatia, o amor que empregamos para cuidar dos enfermos, por exemplo, é esse o amor - de doação - que revigora”, explica o Diácono Miguel que presidiu a missa realizada dentro do Salão Nobre do ICM.
Durante as orações, pedidos de proteção aos romeiros, aos enfermos, a quem trabalha na área da saúde e a todos que, precisando, pedem auxílio à Maria de Nazaré. O Círio como celebração e união, que transcende a religião, é um importante momento para o povo paraense. Essa foi a mensagem do diretor do ICM, Silvestre Savino Neto. “Que este seja sempre um momento de reflexão, que seja um momento de amor, de compartilharmos o que temos e revermos nossos posicionamentos. Momento de tudo isso que devemos buscar sempre como seres humanos, mas que se intensifica no Círio. Desta vez a visita foi organizada rapidamente, mas a partir de agora que esse encontro [com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora] faça parte de todos nós, todos os anos”.
Redes Sociais