Ex-alunos e professores de Medicina da UFPA criam associação
Foi instituída na manhã desta quarta-feira, 7 de fevereiro, a Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (AEFAMEDUFPA). A Associação tem como um de seus objetivos apoiar as ações que buscam preservar a infraestrutura e o acervo cultural desta Escola que já formou cerca de 9 mil médicos em 105 anos de história.
Na assembleia realizada no Salão Nobre da Famed/ICM/UFPA, dezenas de pessoas se reuniram presencialmente e também de maneira virtual para debater detalhes sobre a Associação, aprovar o Estatuto da AEFAMEDUFPA e eleger a primeira diretoria da entidade.
“A associação vai registrar as histórias e manter viva a memória de mais de 105 anos da formação médica na UFPA e na Amazônia. É, por meio dela, que vamos reconhecer e homenagear grandes nomes da medicina paraense", explicou o professor universitário e médico, David Bichara, eleito vice-presidente da Associação.
Para a médica Luciana Brandão Carreira, professora de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi um momento cheio de expectativas. Ela que é ex-aluna e também ex-professora da FAMED/UFPA acredita no potencial transformador da AEFAMEDUFPA.
“Ela representa tudo o que a UFPA sempre promoveu na sociedade: o espirito coletivo de construção colaborativa de um mundo melhor, em que a gente pode trazer a educação pública para o cenário das transformações sociais e ainda agregar várias pessoas pensantes e apaixonada pela saúde e pela dimensão da convivência em que vamos lutar juntos por algo maior do que nós e uma vida melhor para todos”, explicou a médica.
PROJETOS E PLANOS – O atual diretor do Instituto de Ciências Médicas (ICM), Silvestre Savino Neto, foi eleito para a presidência da Associação. Idealizador do projeto, ele defende a importância do vínculo que a AEFAMEDUFPA reforça entre a Medicina da UFPA e cada um dos profissionais que se formaram ou que atuaram na formação médica na Famed.
“É uma oportunidade para os ex-alunos continuarem mantendo seu vínculo com a Instituição que lhes formou, podendo contribuir de várias formas para o desenvolvimento e aprimoramento na formação médica na Amazônia. Nossa primeira missão é o projeto de revitalização do Salão Nobre e do prédio histórico da Faculdade que, em 2024, celebra 100 anos como sede da Faculdade de Medicina da UFPA'', defendeu Silvestre Savino Neto.
Serviço:
PARTICIPE DA AEFAMEDUFPA!
Para se inscrever na Associação, os interessados devem preencher um formulário online simples e aguardar o retorno dos integrantes da AEMEDUFPA.
Formulário: https://encurtador.com.br/cqtJ7
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (91) 3201.8538
Saiba mais sobre a AEMEDUFPA
Texto e Arte: Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Médicas da UFPA (ICM)
Redes Sociais