UFPA ganha novos equipamentos para Laboratório de Habilidades Médicas
Um presente para o curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi assim que pesquisadores e futuros médicos da instituição definiram a entrega de novos equipamentos e instrumentos para o Laboratório de Habilidades Médicas (LHM) que ocorreu no dia 17 de maio, no Auditório da Faculdade de Medicina (FAMED), no campus do Guamá, em Belém.
O espaço agora possui novos equipamentos e simuladores de ultima geração para o aperfeiçoamento do ensino da Medicina, graças a uma emenda parlamentar da deputada federal, Alessandra Haber, no valor de R$ 870 mil reais.
A médica que é ex-aluna da residência em Dermatologia da UFPA, se emocionou ao lembrar como a universidade fez parte de sua história e como é importante para o desenvolvimento regional e nacional.
“Assim como na Medicina, pela política a gente percebe que pode cuidar das pessoas e transformar a vida da população. Sei que estes instrumentos farão diferença na formação dos alunos que serão médicos e vão atender nossa população das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) às comunidades tradicionais”, defendeu a deputada.
Gesto contagioso - Para a diretora da Faculdade de Medicina, Aurimery Chermont, este é um dia de agradecimentos. Este gesto da deputada "é um grande presente para a UFPA. Dependemos de parcerias para avançar, na missão de formar médicos para o atendimento da população.
Representando os estudantes, o Coordenador Geral do Diretório Acadêmico Bettina Ferro de Souza da Faculdade de Medicina da UFPA (DAM), o novo laboratório "vai potencializar as nossas práticas médicas e somos gratos pelo espaço. Por isso, estamos à disposição para ajudar no que for preciso para implementar e colocar em ação todo esse potencial o quanto antes".
“Quem passa pela Medicina da UFPA, nunca realmente vai embora. Todos continuam fazendo parte da nossa comunidade e esperamos que gestos como este da deputada Alessandra Haber, possam se tornar mais comuns: contribuir para melhorar o lugar que contribuiu tanto para várias trajetórias”, espera Silvestre Savino, diretor-geral do Instituto de Ciências Médicas da UFPA (ICM), do qual a Faculdade de Medicina e o Laboratório fazem parte.
Impacto nacional - A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG) e vice-reitora eleita da universidade, Loiane Verbicaro, refere que “emendas são suspiros para a gestão desafiadora das universidades. A vocação da UFPA é ultrapassar seus muros e esse investimento feito agora na Medicina vai fazer diferença para essa comunidade universitária e para tantas outras que serão beneficiadas com essa formação de médicos de qualidade; com projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, por tudo que a universidade traz e causa para nossa cidade, nosso estado e nosso país”.
“Quanto mais a sociedade nos ajuda, mais podemos ajudar a sociedade. Somos uma instituição que promove um grande impacto em todos os espaços da Amazônia. Somos a maior universidade do Norte, a segunda maior universidade federal do país em número de alunos e a quarta maior universidade brasileira em número de programas de pós-graduação stricto sensu. Estamos presentes em 82 cidades paraenses e somos um dos principais agentes de produção de conhecimento do país. Isso não é algo trivial.". Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA
Daniel Santos, médico e prefeito de Ananindeua, também relembrou seu período como estudante durante a cerimônia de entrega dos equipamentos e instrumentos do Laboratório de Habilidades Médicas e se emocionou ao citar a importância do ensino superior público para a transformação social.
NOVO LABORATÓRIO – Enquanto isso, Cezar Caldas, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFPA, ressaltou a trajetória do LHM e o papel que a professora Tânia Costa teve em cada passo que conduziu a universidade até este momento.
Com equipamentos modernos, bonecos realísticos e instrumentos importados o novo Laboratório de Habilidades Médicas da UFPA vai poder suprir a demanda para simulações de atendimentos, tendência no ensino de medicina.
“Esses equipamentos também devem dar origem a um novo laboratório especializado nessas simulações. Quando o LHM foi criado há mais de 10 anos, isso foi um marco para a formação médica na universidade. Hoje estamos vivendo um marco de igual proporção”, defendeu o pesquisador da UFPA.
Texto: Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Médicas da UFPA
Fotos: Wikson Ximenes e Divulgação ICM
Redes Sociais