Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Imagem Peregrina visita Instituto de Ciências Médicas da UFPA no dia da Abertura do Círio 2025
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Imagem Peregrina visita Instituto de Ciências Médicas da UFPA no dia da Abertura do Círio 2025

  • Publicado: Sexta, 10 Outubro 2025 15:51
imagem sem descrição.

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Imagem Peregrina visita Instituto de Ciências Médicas da UFPA no dia da Abertura do Círio 2025

 

Pelo terceiro ano consecutivo a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a sede do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (ICM/UFPA). A visita acontece no mesmo dia em que ocorre a abertura oficial das festividades em homenagem à Rainha da Amazônia.

Thayna Cardoso acompanhou a visita e se emocionou ao ficar tão perto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora. “Só de ver ela se aproximar já sentimos algo. Já tinha visto de perto uma vez e, [quando] minha mãe me avisou sobre a visita e eu quis muito vir”, comentou emocionada.

 

Entre homenagens e orações, visitantes, estudantes e servidores da área médica da UFPA viveram esse momento único onde a fé se encontra com a ciência.

 

“Vivemos um momento triste, com guerras e famílias destruídas e que aproveitemos esse momento de reflexão para, em Nossa Senhora, termos mais luz e união”, desejou Luisa Carício, diretora-adjunta do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, prédio vizinho ao ICM.

 

Além da missa no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, a Imagem Peregrina também foi conduzida para uma bênção especial em espaços do Instituto de Ciências Médicas (ICM) e no NMT da UFPA.

 

O diretor do ICM lembrou que a Faculdade de Medicina foi fundada em meio a uma Pandemia, em 1919, o que marcou a maneira como a instituição forma seus médicos e traz uma tradição de compromisso com a comunidade para dentro da Instituição.

 

Entre os destaques dessa natureza extensionista do curso de Medicina da UFPA estão as atividades desenvolvidas pelos alunos no Sistema Único de Saúde (SUS), desde o primeiro semestre; e módulos especiais com aulas que discutem temas inovadores e importantes como cuidados paliativos, saúde em comunidades tradicionais da Amazônia e sobre espiritualidade e qualidade de vida.

“Cada um é diferente, mas podemos nos unir naquilo que temos em comum, que é o que importa. Cada um pode contribuir com que tem. Como médicos temos muito a doar e, às vezes, basta um gesto para curar. Feliz Círio a todos”, defendeu Silvestre Savino Neto, diretor do ICM.

Texto e fotos: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página