Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Protagonistas na história médica da Amazônia ganham destaque na obra
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Protagonistas na história médica da Amazônia ganham destaque na obra

  • Publicado: Quinta, 16 Outubro 2025 10:55
imagem sem descrição.

Pessoas que entraram para a história da Medicina na Amazônia são o foco do novo livro lançado pelos professores professores Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria Abreu Jr. nesta terça-feira, 14 de Outubro, na sede do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará.

Na obra “Páginas à História da Medicina em Belém” os leitores podem saber mais sobre a primeira médica a concluir o curso na Faculdade de Medicina do Pará, sobre o primeiro médico negro formado por aqui e ainda conhecer mais sobre trajetórias importantes como as das médicas cardiologistas Bettina Ferro de Souza e Maria do Carmo.

“[Na obra] a gente busca trabalhar a questão da memória e do esquecimento no protagonismo feminino. Por que Bettina é tão lembrada e ouvimos falar pouco de Maria do Carmo? Temos Antônio Magno e Silva, um dos primeiros alunos formados. Assim como a história dos quatro alunos formados na primeira turma e a história de um importante médico argentino que foi exilado e viveu seu último ano de vida aqui em Belém. Cada capítulo independe do outro, mas todos falam sobre a história da Medicina aqui”, detalha o professor José Maria Abreu Júnior. 

Para o professor Aristóteles Guilliod de Miranda a obra destaca aspectos importantes e inéditos da história médica. “Temos dois livros centrados na história da Faculdade de Medicina, temos outros que falam da história da medicina. Esse atual livro nós achamos muito interessante porque ele reúne artigos que se voltam para a questão de gênero e de raça entre os primeiros formados aqui no Pará. São grandes descobertas que fizemos e ficamos felizes em ressaltar essas pessoas”, pontua.

LANÇAMENTO - O lançamento do livro contou com uma sessão de autógrafos que reuniu estudantes, professores e médicos paraenses. Na fila para garantir seu livro, Luiza Platilha, aluna do sétimo semestre de Medicina na UFPA, acredita que saber mais sobre a história médica pode ajudar

“Eu acho muito importante a gente ir atrás da história para entender o presente. Fiz o módulo de história da medicina e, nele, a gente entende mais sobre [os Hospitais Universitários] João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza e também entendemos mais sobre a nossa realidade dentro da Faculdade, nossa realidade como estudante, sobre os espaços que habitamos como estudantes. O livro é mais uma chance de conhecer mais sobre nós mesmos”.

Para o diretor do Instituto de Ciências Médicas da UFPA, Silvestre Savino Neto, o lançamento é importante porque "Trás informações sobre a história da formação médica em nosso Estado e na Amazônia. Para a Faculdade é com grande satisfação que o lançamento do livro tenha ocorrido em nossa casa, onde tudo começou. Parabenizar os colegas Aristóteles e José Maria por mais esta importante contribuição".

Na instituição um projeto busca ajudar na preservação desta história. As listas com o nome de todos os formados pela Faculdade de Medicina do Pará, fundada em 1919 e integrada à UFPA em 1957, estão disponíveis no site do Instituto de Ciências Médicas da UFPA.

Serviço:
O livro “Páginas à História da Medicina em Belém” pode ser adquirido diretamente com os autores por WhatsApp ou pelas redes sociais.

Foto e texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Médicas da UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página