Inaugurações marcam os 107 anos do curso de Medicina da UFPA
Para celebrar os 107 anos do curso de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (ICM/UFPA) foram inaugurados dois novos espaços. Os alunos agora contam com o novo Laboratório de Simulação e com uma Sala de Acomodação Sensorial.
O Laboratório de Simulação é equipado com manequins realísticos e equipamentos instalados de modo que os professores possam orientar e supervisionar simulações de atendimentos de emergência, enquanto outros alunos acompanham tudo. Ao lado da sala de simulação, paredes de vidro e projetores garantem que os colegas de turma possam ver em tempo real as decisões dos colegas diante dos pacientes.
Outro espaço inaugurado no último dia 9 de janeiro foi a Sala de Acomodação Sensorial da Faculdade de Medicina (Famed). Um local destinado a estudantes neurodivergentes construído com o apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM) Ana Tereza de Brito Azevedo, presidente do CRM do Pará; e Arlete Gomes, representando a Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil (PROAES) compareceram ao evento.
O local oferece um espaço de descanso e “pausa” entre as aulas do curso integral e foi pensado especialmente para os mais de 80 alunos que são Pessoas com Deficiência matriculados em Medicina na UFPA, alguns dos quais estão no Espectro autista.
Médicos para a Amazônia - Para o reitor Gilmar Pereira, a formação de novos profissionais qualificados na Amazônia é a principal tarefa da UFPA. Um desafio imensurável nesta que é a segunda maior universidade pública do Brasil em número de alunos. Por isso, formar médicos há mais de 100 anos é um feito que deve ser celebrado.
“Não há nada mais fascinante que ver nossos egressos e os caminhos que cada um alcançou. A UFPA, por isso, é o patrimônio mais importante do Pará porque é a estrutura que forma pessoas para ajudar a mudar e melhorar a Amazônia e o Brasil. Fico imaginando como era ensinar medicina da década de 1920 e penso nos desafios que este curso superou. Ser professor universitário nem sempre é o que alguém imagina para sua carreira, mas, quando a gente entra na UFPA, não quer mais sair, por isso, entendo o desejo dos nossos professores aposentados - aqui homenageados - em continuar nessa missão.”, agradeceu o reitor.
Homenagens aos eternos mestres - Durante a cerimônia os professores recém aposentados da Faculdade de Medicina foram homenageados e vários anunciaram a intenção de aderir ao programa de voluntariado da UFPA e continuar dando aulas no curso. Entre eles, a professora Laélia Feio Brasil. Ela lembrou que, recentemente, ao se submeter a uma cirurgia, descobriu que o médico que estava lhe operando em outro estado era seu ex-aluno da UFPA. “É uma felicidade fazer parte da vida das pessoas desta forma”.
Também foram homenageados: Eliete da Cunha Araújo, Ana Maria Souza, Claudia Feio, Edivaldo Silveira e Arivaldo de Brito. Cada um teve parte de sua história contada e pôde falar um pouco sobre seus anos na UFPA. 
O professor Silvestre Savino Neto fez a saudação às professoras Ana Maria Souza e Claudine Feio. A professora Ana Júlia de Moraes saudou às professoras da área de Pediatria, Laélia Feio e Eliete da Cunha Araújo. Samia Demachki prestou homenagens ao professor Edivaldo Silveira; e a professora Rossana Venga prestou homenagens ao professor Arivaldo de Brito.
As celebrações pelos 107 anos do curso foram realizada no último dia 9 de janeiro na sede do Faculdade de Medicina no Campus da Saúde da UFPA e contaram com a presença do reitor da UFPA, Gilmar Pereira, da professora doutora Arlete Gomes, representando a Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil (PROAES), do professor doutor Silvestre Savino Neto, diretor do Instituto de Ciências Médicas (ICM), do professor doutor Cezar Caldas, diretor da Faculdade de Medicina da UFPA e de Luiz Fernando Andrade, à frente do Diretório Acadêmico de Medicina Bettina Ferro de Souza (DAM).
Também compareceram à cerimônia os pró-reitores Nelson José de Souza Júnior (Extensão - Proex), Ícaro Duarte Pastana (Desenvolvimento de Pessoas - Progep, e Raimundo da Costa Almeida (Administração - Proad); o chefe de gabinete da reitoria, Doriedson Rodrigues; o assessor da Reitoria, Edmar Tavares da Costa; e o diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Carlos Magno. Além de professores, técnicos e alunos do curso de Medicina da UFPA.
Texto e Arte: Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Médicas (ICM/UFPA).
Redes Sociais