Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inaugurações marcam os 107 anos do curso de Medicina da UFPA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inaugurações marcam os 107 anos do curso de Medicina da UFPA

  • Publicado: Quinta, 15 Janeiro 2026 16:01
imagem sem descrição.

Para celebrar os 107 anos do curso de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (ICM/UFPA) foram inaugurados dois novos espaços. Os alunos agora contam com o novo Laboratório de Simulação e com uma Sala de Acomodação Sensorial.

O Laboratório de Simulação é equipado com manequins realísticos e equipamentos instalados de modo que os professores possam orientar e supervisionar simulações de atendimentos de emergência, enquanto outros alunos acompanham tudo. Ao lado da sala de simulação, paredes de vidro e projetores garantem que os colegas de turma possam ver em tempo real as decisões dos colegas diante dos pacientes. 

Outro espaço inaugurado no último dia 9 de janeiro foi a Sala de Acomodação Sensorial da Faculdade de Medicina (Famed). Um local destinado a estudantes neurodivergentes construído com o apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM) Ana Tereza de Brito Azevedo, presidente do CRM do Pará; e  Arlete Gomes, representando a Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil (PROAES) compareceram ao evento.

O local oferece um espaço de descanso e “pausa” entre as aulas do curso integral e foi pensado especialmente para os mais de 80 alunos que são Pessoas com Deficiência matriculados em Medicina na UFPA, alguns dos quais estão no Espectro autista.

Médicos para a Amazônia - Para o reitor Gilmar Pereira, a formação de novos profissionais qualificados na Amazônia é a principal tarefa da UFPA. Um desafio imensurável nesta que é a segunda maior universidade pública do Brasil em número de alunos. Por isso, formar médicos há mais de 100 anos é um feito que deve ser celebrado.

“Não há nada mais fascinante que ver nossos egressos e os caminhos que cada um alcançou. A UFPA, por isso, é o patrimônio mais importante do Pará porque é a estrutura que forma pessoas para ajudar a mudar e melhorar a Amazônia e o Brasil. Fico imaginando como era ensinar medicina da década de 1920 e penso nos desafios que este curso superou. Ser professor universitário nem sempre é o que alguém imagina para sua carreira, mas, quando a gente entra na UFPA, não quer mais sair, por isso, entendo o desejo dos nossos professores aposentados - aqui homenageados - em continuar nessa missão.”, agradeceu o reitor.

Homenagens aos eternos mestres - Durante a cerimônia os professores recém aposentados da Faculdade de Medicina foram homenageados e vários anunciaram a intenção de aderir ao programa de voluntariado da UFPA e continuar dando aulas no curso. Entre eles, a professora Laélia Feio Brasil. Ela lembrou que, recentemente, ao se submeter a uma cirurgia, descobriu que o médico que estava lhe operando em outro estado era seu ex-aluno da UFPA. “É uma felicidade fazer parte da vida das pessoas desta forma”. 

Também foram homenageados: Eliete da Cunha Araújo, Ana Maria Souza, Claudia Feio, Edivaldo Silveira e Arivaldo de Brito. Cada um teve parte de sua história contada e pôde falar um pouco sobre seus anos na UFPA.

O professor Silvestre Savino Neto fez a saudação às professoras Ana Maria Souza e Claudine Feio. A professora Ana Júlia de Moraes saudou às professoras da área de Pediatria, Laélia Feio e Eliete da Cunha Araújo. Samia Demachki prestou homenagens ao professor Edivaldo Silveira; e a professora Rossana Venga prestou homenagens ao professor Arivaldo de Brito.

As celebrações pelos 107 anos do curso foram realizada no último dia 9 de janeiro na sede do Faculdade de Medicina no Campus da Saúde da UFPA e contaram com a presença do reitor da UFPA, Gilmar Pereira, da professora doutora Arlete Gomes, representando a Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil (PROAES), do professor doutor Silvestre Savino Neto, diretor do Instituto de Ciências Médicas (ICM), do professor doutor Cezar Caldas, diretor da Faculdade de Medicina da UFPA e de Luiz Fernando Andrade, à frente do Diretório Acadêmico de Medicina Bettina Ferro de Souza (DAM).

Também compareceram à cerimônia os pró-reitores Nelson José de Souza Júnior (Extensão - Proex), Ícaro Duarte Pastana (Desenvolvimento de Pessoas - Progep, e Raimundo da Costa Almeida (Administração - Proad); o chefe de gabinete da reitoria, Doriedson Rodrigues; o assessor da Reitoria, Edmar Tavares da Costa; e o diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Carlos Magno. Além de professores, técnicos e alunos do curso de Medicina da UFPA.


Texto e Arte: Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Médicas (ICM/UFPA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página